segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Humildade x Orgulho


Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo?
Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.
O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.
Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.
A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice.
A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real.
O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende.
O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.
Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.
Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro,diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer.


Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.
A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo.
Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário.

A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas.
A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências.
Uma pessoa humilde se compromete e realiza.
Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita.
A pessoa humilde diz: "eu sou bom,porém não tão bom como eu gostaria de ser".
A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos.
A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação.
O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho".
Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir".
A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo".
A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.
A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.

O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia ao Criador, todos os
dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.
Uma pessoa humilde defende as idéias que julga nobres,sem se importar de quem elas venham.

A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.
Enfim, como se pode perceber, o orgulho é o grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é a chave que abre as portas da perfeição.
Você sabe por que o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.

Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha.

E certamente estaria isolado.

8 comentários:

Anônimo disse...

lindo texto,adorei,é pra ler e refletir...beijinhos amigo lindo,te adoro

Anônimo disse...

Olá bom dia.Tava dando uma pequena,olhadinha em alguns blog,enclusive no seu,que me chamou atenção rs.Parabéns lindo texto e belissimo seu blog.

Fui.rrs

Anônimo disse...

Obrigado MARINEI, é uma reflexão mesmo de tudo que fazemos e como fazemos na vida! Beijos minha linda

Obrigado caro ANÔNIMO, valeu pelos elogios e pela visita, volte sempre hein!!

Robs

Anônimo disse...

Denada caro Robs.Não é sempre que fico na net,Mais quando estiver ,vou da uma olhadinha no seu blog.

Até uma proxima.

Anonima.

PS: Nossa já vie,homem de todos o tipo,mais amarelo é a promeira vez.rsrr

Fui

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Robs... disse...

Legal. agradeço mesmo...

Só para constar, to amarelo pois estou de simpson!! kkk...É o RobSimpson!!! rs...

Ah..então é Anônima!! Hummm, será que te conheço? Diz seu nome por favor! rsrs...

Abraços

Anônimo disse...

Não robs,vc não me conhece.Vc é paulista e eu carioca,rsr.Seu nome deve ser ,Robson pelo(Robs)acertei? se for isso mesmo ,prazer
Emilia(por causa do sitio rs)Me tira uma duvida,é verdade que todo paulista é metido ,e não gosta dos cariocas??? rsrs

beijos

Juliany Alencar disse...

Infelizmente, eu tenho um pouco dos dois lados. Mas estou trabalhando para pender mais para do humilde.