sexta-feira, 18 de julho de 2008

Discoteca Básica - 13 Álbuns Essencias - Parte I

Em homenagem ao dia mundial do Rock (último dia 13 de Julho), faço minha lista dos 13 álbuns nota 10 que possuo. O Que eu chamo de “ÁLBUNS ESSENCIAS”! Sim, só dos que eu possuo, pois se fosse os 13 de todos os tempos, tava perdido, tenho bastante Lps (Isso, LP! Alguém lembra disso? Aqueles Vinis, a bolachona preta! Rs) e CDs, mas não tenho todos que gostaria de ter!

Coisa rara hoje em dia, com mp3, internet e tal...Ninguém mais coleciona “Álbuns”, mas isso é coisa para se comentar em outro post. Claro que hoje possuo minha coleção de mp3, mas sou um colecionador de álbuns!

Bom, seguindo o que tava falando, não basta já ter escutado o álbum em outro lugar. Fiz um “remember” dos meus Vinis (uns 100 + ou -) e Cds (uns 200 + ou -) para chegar nesse ranking. Na parte I, primeiramente , internacional, depois postarei, na parte II, o ranking nacional. Confesso que foi bem difícil, pois gosto muito de todos meus álbuns e eleger só os 13 mais me torturou (uma tortura boa, relembrar essas obras!), mas vamos a eles. Os Critérios utilizados para as posições do ranking são de caráter estritamente pessoal desse blogueiro.rs. Mas são todos álbuns nota 10 e essencias! Aqueles tipos que vc não cansa de escutar. Vc precisa ter e ouvir:

13° - L7 - Bricks Are Heavy
Muito bom esse disco! As meninas do L7 mostraram nos anos 90 que mulher também faz um excelente som!(Eu sei disso, mas tem gente que não acha) Eu curto muito vocais femininos no rock, sem contar que esse álbum está na medida certa de peso! Hard Rock de primeira, com elementos de metal e punk, apesar de na época ser chamado de “Grunge” devido ao “boom” do momento. A banda iniciou em 1988, mas estourou mesmo com o esse álbum em 1992. Nessa época ficaram marcados os hits “Pretend We're Dead” e “Monster”. Mas o disco todo é muito bom!

Qtos álbuns possuo da banda: Somente esse.
Dica do Álbum: Ouça quando quiser levantar o astral e agitar!
Música destaque fora os hits: Faixa 7 - One More Thing.


12° - Bruce Dickinson. Accident of Birth
Fiquei na dúivida entre esse e o também excelente Balls to Picasso, principalmente por o segundo ter a Tears of the Dragon, mas...Na boa ...Accident of Birth é muito bom! Uma pegada forte, O Mais “iron” dos álbuns do Bruce, apesar das diferenças. É só colocar esse cd para rolar e não tirá-lo mais até acabar!

Qtos álbuns do Bruce que possuo: Dois
Dica do Álbum: Ótimo álbum para ouvir sem pressa, apreciar do início ao fim.
Música destaque: Taking the Queem – Faixa 4


11° - Live – Mental Jewerly

Falar de um álbum apenas do Live para mim é muito difícil!
Sou fã dessa banda e gosto de todos álbuns, destaco esse entre os que possuo por ter sido o que mostrou ao mundo ao que o Live veio! Primeiro Álbum, grande estréia! Teu o LP e CD desse álbum repleto de hits: “Operation Spirit”, “Pain Lies on the Riverside”, “Waterboy” e outros, o disco é um chiclete mesmo, gruda na mente, mas de modo bom. Além disso, o disco é excelente! Esses caras são músicos de primeira! Com destaque para o carismático líder e vocalista Ed Kowalczyk e o ótimo baixista Patrick Dahlheimer........
O Legal do Live é a dificuldade de defini-los. Hard, Pop, psicodélico...não existe rótulo, tudo cabe, tudo não cabe...


Qtos álbuns possuo: Todos
Dica do Álbum: Ouça a qualquer momento, no volume máximo!
Música destaque fora os hits: Faixa 4 - Brothers Unaware


10° - Guns – Appetite for Destruction.

O Melhor do Guns! Ta entre os melhrores de todos os tempos! Esse disco vendeu cerce de 25 milhões de cópias no mundo! Aqui o Guns na sua essência, começando e sendo reconhecido pelo planeta!(Até hoje não esqueço do show deles que vi ao vivo aqui no Brasil). Um dos discos que fez parte da minha adolescência, da minha história. Rock and roll em estado puro!! Axl, Slash, Izzy, Duff e Steven mostrariam ao mundo o que é fazer um som de primeira com atitude e rebeldia na medida! Pena que não conseguiram manter isso, culpa talvez, do estrelato e fama que não souberam administrar.

Qto álbuns possuo da banda: 4

Dica do Álbum: Excelente para qualquer momento, mas também pede, volume máximo!
Música destaque fora os hits: Esse álbum não tem hit? Ou só tem hit? rsrs...


9° - Helloween – Master of the rings
Alguém um dia me falou: Helloween são os reis do Heavy Metal Melódico. Será? Não sei...Só sei que sou fãzaço dessa banda alemã! Esse álbum é perfeito! É difícil escolher um só, destaco Master of the rings pela sua sonoridade plena!

Qtos álbuns possuo: 7
Dica do Álbum: Tenha esse álbum, se vc curte heavy melódico, ele é essencial!
Música do álbum fora os hits: Adoro qdo o álbum não tem hits, ou seja, não tocou em rádios comuns, só as especializadas em rock, para o público especializado Esse é o caso de Master of the rings, mas se for para destacar uma música somente, ouça: Faixa 11 - In The Middle Of A Heartbeat

8° - Michael Kiske – Instant Clarity.
Para quem não conhece, esse cidadão é apenas o ex-vocalista e ex-líder do helloween na sua empreitada solo. Esse disco é magnífico! Foi difícil na época até achá-lo para comprar, nada que a boa e velha “ Galeria do rock” aqui em sampa não resolvesse. Diferentemente de sua época no Helloween, esse disco é bem mais “melódico”. Muito bem produzido, com letras mais cabeça! É viagem pura!

Qtos álbuns: Só esse
Dica do Álbum: Para viajar mesmo, a qualquer momento!
Música do álbum fora os hits: Sem hits...muito bom...mas destaco aqui a faixa 7 – Always.

7° - Van Halen – 5150
Esse deu trabalho! Escolher somente um álbum dos quase todos que tenho dessa que é uma das maiores bandas de hard rock! Que missão! Sem contar a eterna dúvida entre os vocalistas Sammy Hagar ou David Lee Roth?! Isso me fez quase colocar o álbum 1984 com David. Mas 5150 ganhou por milímetros..rs..Na real gosto igual dos dois, mas tinha que escolher um só né? Rs
Álbum classicaço !! 5150 é pura energia transformada em música. Eu me nego a acreditar que alguém que goste um pouco que seja de rock, não tenha esse álbum (para variar, assim como o 1984 eu tenho em LP e CD). Eddie Van Halen como sempre dá um show na guitarra!

Qtos álbuns possuo: 8
Dica do álbum: simplesmente tenha-o !! Se não ouviu ainda, ouça!
Destaque: Faixa 7 Love Walks In.


6° - Nightwish – Century Child.
Heavy? Gótico? Melódico? Não importa...É bom demais Nightwish!
Gosto de todos, simplesmente todos álbuns. Escolhi o Century pra fazer uma resenha, pois tenho um carinho todo especial por ele. Foi desse álbum que vi a banda ao vivo aqui em Sampa. Um dos melhores shows da minha vida! Sou fissurado pela banda e pela voz marcante de Tarja (hoje não mais na banda). Esse álbum tem pegada! Destaque todo especial para a base nas músicas, de primeira! Simplesmente um álbum perfeito!

Qtos álbuns possuo da banda: 6 , todos com a Tarja Turunen. Ainda não tenho o primeiro sem ela.
Dica do Álbum: Ouça no carro, ouça em casa, ouça na balada. Se for acompanhado de um bom vinho e amigos é perfeito!
Destaque: você ta brincando em achar que um álbum quase “alternativo” como esse teria hits! Rs...Esse é o tipo de banda com seu público alvo que não precisa de hits para sobreviver. Destaco a faixa 11: The Phantom of The Opera!

5° - Led Zeppelin – IV
Para tudo! Está na hora da aula de Rock!
Falar o que do Led Zeppelin? Para muitos a maior banda de Heavy de todos os tempos!
Esse Álbum de 1971 é o que chamamos de clássico do genêro! Vendeu só nos EUA 23 milhões de cópias! Estimasse que no mundo todo foram mais de 38 milhões! Álbum necessário!

Qtos albums da banda: Só esse. E é fantástico!
Dica do Álbum: Para iniciantes no rock para entender o que é, para não iniciantes para relembrar, para apreciadores de obras de arte musicais!
Destaque: O Próprio Album!

4° - Iron Maiden – Seventh Son of a Seventh Son
Outra banda dificílima de escolher apenas um álbum. A Donzela de ferro é a banda mais respeitada no cenário Heavy Metal, com todos méritos!
Esse álbum é um dos melhores álbuns de heavy que já ouvi. O Engraçado é que nem era tão fã assim do Iron na época em que apresentei esse álbum ao meu amigo Mamacas. Ele que conhecia menos ainda, tornou-se fã, até mais que eu!! Esse disco tem poderes!!

Qtos álbuns possuo: 9
Dica do álbum: Vc sabe o que é Heavy Metal? Não? Ouça esse disco para aprender!
Destaque: A música titulo do disco Seventh Son of a Seventh Son é outra obra prima do Heavy mundial!

3° - Doors – The best of Doors
Nossa! Uma frase redundante: The Doors é clássico! Quer viajar ouvindo Doors e não sabe por onde começar? Essa coletânea da um jeito! Viagem puríssima do melhor do Rock em todos os tempos! Outro álbum essencial, necessário e histórico! Doors é obrigação (boa obrigação, diga-se de passagem) de ter, conhecer, ouvir, admirar, se inspirar e principalmente “viajar”!

Qtde albuns: 2
Dica do álbum: Se não tem, compre, dê um jeito! Você tem obrigação de ter!
Destaque do álbum: Ele todo! Mas "The End" é alucinante!


2° - Metallica – Ride The Lightning
A banda Metallica é responsável por minha paixão pelo Heavy Metal! Só isso. Nos auros anos inicias de minha pré-adolêscencia, eu conhecia, de curtir e ouvir, somente o rock nacional e alguma coisa do internacional, não tinha ainda me apegado em nenhuma banda especifíca internacional. Foi numa boa e velha “Fita Cassete” emprestado por um amigo que me disse - Ouça "Fade To Black" – Que me rendi ao som dos caras, daí para iniciar minha história pela veias internacionais do Rock foi um passo! Segundo álbum do Metallica, mas o primeiro que comprei e ouvi (em LP óbvio). Heavy puro e cristalino, beirando ao Trash, esse disco é o melhor do Metallica na minha opinião (será aquela velha história, a primeira vez a gente não esquece?) e um dos melhores do cenário heavy metal mundial...E olha que falar isso lembrando de Kill em All, And Justice e Black Álbum tem que ter muita certeza.

Qtde álbuns que possuo do Metallica: Todos
Dica do álbum: Perfeito para baladas Heavy Metal!
Biografia:
Clique aqui
Destaque: Simplesmente amo Fade to Black, mas esse álbum não seria o mesmo sem For Whom The Bell Tolls!

1° - Creedence Clearwater Revival – Featuring John Fogerty Chronicle – The 20 Greatest Hits.

Creedence...difícil até comentar sobre essa banda...Clássico é clássico e vice e versa, já dizia um grande sábio! Kkk.
Uma coisa fica bem clara com esse ranking. Não cabem comparações...Muitos são estilos diferentes, mas todos são excelentes!
O diferencial, que fez com que eu colocasse esse álbum em primeiro e não o Metallica, que foi primeiro álbum que ouvi, além de ser o clássico que é – É que esse disco marcou bons momentos em minha vida, foram muitos e muitos momentos com a trilha dele. Sem contar o detalhe mais importante – Vc ouve esse álbum em qualquer situação: Se está triste, se está feliz, se está namorando, se está com os amigos, sozinho, no carro, no serviço, na praça, na praia, dormindo...rsrs...não importa...vc nunca vai cansar de ouvir de tão bom, excelente, único e classudo! Tinha que fechar com chave de ouro e nada melhor que essa obra de arte-literária-musical de 1976!

Dica do álbum: Aproveita que você está na internet e COMPRE AGORA!!!!!
Biografia do Creedence:
Clique aqui
Destaque: Tudo, o próprio álbum é o destaque! Ter esse álbum é o destaque! Já entrou em algum site de compras? Demorou pô! rs.
Faltou algo? Alguma banda ou álbum? Lembre-se. Essa é minha modesta e singela homenagem nesse mês do Rock e o mais importante, reforçando...São dos álbuns que eu tenho, gostaria de ter bem mais do que possuo! rs.
MENÇÕES MAIS QUE HONROSAS: Pink Floyd – Pulse / Megadeth – Youthanasia / Nirvana – Nevermind / Pearl Jam – Ten / AC/DC – The Razor´s Edge / Dires Straites – Brothers in The Arms / Iggy Pop – Brick by Brick / Deep Purple – Perfect Strangers / Bruce Dickinson – Balls to Picasso / Iron Maiden - The number of the best / Guns N´Roses – Use Your Ilusion II / Van Halen - Van Halen (O 1°) / Van Halen – 1984 / Metallica - Black Álbum / 10.000 Maniacs - MTV Unplugged / Ozzy Osbourne - The Ozzman Cometh / Helloween - The Time Of Oath.

Resenhas e textos por Robson Batista

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu também curtia L7 na época, mas, como nunca mais ouvi, nem me lembro direito das músicas. E ouvia muito quase tudo isto que vc listou aí!

Anônimo disse...

Legal Maria. Vc tinha bom gosto. Já sabia da sua notada inteligência, agora sei do seu gosto musical tb! rs

L7 era muito bom mesmo. E parece que elas estão por aí ainda! To pesquisando para achar mais coisas da banda!

Valeu a visita...to sempre no seu blog tb!

Bjs

Robs