terça-feira, 24 de julho de 2007

Crônica de um País Anestesiado

Por muitas vezes devemos nos perguntar, o que está havendo? Qual será o real Problema do Brasil? Para não falar de um todo.Do Mundo todo, momentaneamente só do Brasil.
Corrupção como nunca vimos, descaso de nossos governantes que por muitas vezes chega a ficar banalizado o sentido de serem “os representantes do povo...” Escândalos atrás de escândalos, crises áreas, crises terrestres, crises que não faltam. Parece que viramos a página de um livro de sacanagens culturais e esperamos a próxima! E não podia esquecer, a banal violência que nos assola. (Espancar os outros na rua virou diversão, esporte Olímpico Tupinanquim).
- Hoje um Senador se enrola, amanhã no próximo capítulo dessa história sem graça o que será? Pode ser mais uma escuta telefônica que desenrola, ou que se enrosca em parentescos nobres de nossos “Reis” do Presidencialismo Monárquico!
Bem, a música “Comfortably Numb” do grupo Pinky Floyd (que é uma das mais belas canções do Floyd na minha opinião) nos dá um parâmetro. Explico, na realidade a letra em si, não tem muito a ver, mas a sua tradução do titulo dela é: “Confortavelmente Entorpecido” ou “Confortavelmente Anestesiado” que acredito se encaixar mais no que quero dizer.
A População, o povo em si está anestesiado com tudo isso! Nem tão confortavelmente, mas anestesiado sim! São muitos anos de anestesia injetados nas nossas veias da esperança!
Esperamos “confortavelmente” o próximo escândalo do congresso, do senado, esperamos a próxima vítima de bala perdida e rezamos para que não seja um de nós, pois aí começaremos a sair do nosso estado de anestesia!
O Político rouba? Mas quem não rouba?! Fique confortável em sua poltrona, de frente a TV, esperando que tudo mude num passe de mágica. É o nosso “foro desprivilegiado”, pois privilegiado, só para nossos ilustres deputados e senadores.
- Nossa como o Rio de Janeiro esta violento! Mas eu não moro lá. Então ta bom, estou confortável. São Paulo também está violenta! Mas minha anestesia cultural não permite que eu me abale, afinal ainda não fui contemplado no meu consórcio de balas perdidas!
Ahh, o problema cultural...Enraízado em nossas almas! Que cultura é essa, brasileira, única, de ser o mais esperto e não o mais inteligente! Sobreviver ao invés de viver, passar por cima dos outros, ao invés de caminhar com os outros, subir apoiando uns os outros!
É confortável demais ter o meu dinheirinho, se outro não tem, meu conforto se mantém!
A Pergunta prêmio é quando e se um dia tudo isso vai acabar?
A resposta, por mais óbvia e repetitiva que pareça ser, é que vai demorar sim, mas deve e tem que ser iniciada agora, já, urgente, ontem! Temos que iniciar de cima! Isso de cima, não de baixo!
A Família mais humilde não ensina seu filho a roubar, ser esperto, ser corrupto, ser violento. Temos que começar de cima! Limpar tudo, zerar, tirar essa escória que nos sugam, que nos mandam “relaxarmos e gozarmos” com nossos problemas.
Que sim, nos anestesiam de forma a ficarmos confortáveis em nossos lares, ficamos tão anestesiados que nem percebemos que esse conforto é o que na realidade, nos desconforta em nossas bases!
Contra Violência, educação e segurança!
Contra Corrupção, cadeia! Seria simples não? Nessa nossa “democracia” anestesiada, parece que ela não anda!
Mas, como limpar tudo se a cada eleição, reelegemos os mesmos picaretas, os mesmos que sempre estão entre um escândalo e outro e voltam? A culpa é nossa? Em partes sim.
Nossa falta de comprometimento com o próximo e conosco mesmo. Difícil também acertar, acreditar, que ainda tem gente séria nesse país. Honestidade passou a ser símbolo de burrice, num lugar onde todos estão confortavelmente levando o seu!
Vamos sair dessa nossa Anestesia de atitudes, vamos prestar atenção, não só nos realitys shows da vida, mas na realidade nua e crua que nos rodeia. Na realidade da esquina da sua casa, na realidade do fato que hoje, vc pensa 20 vezes antes de sair de casa, de fazer um passeio, de se distrair, de relaxar um pouco do estresse do dia-a-dia que por si só já é duro.
Opa, mas aquele tal direito de ir e vir? Humm, já ouvi falar disso em algum lugar! Mas nossa mente está anestesiada também de nossos direitos!
Pense, reflita, se mexa! Converse com alguém, discuta o assunto, seja leal a princípios básicos e verdadeiramente íntegros!
Seu vizinho, seu amigo vão te achar “burro” por ser honesto?
Não deixe levar-se. Eles estão “Confortavelmente Anestesiados” com a situação.

Texto de Robson Batista
Junho 2007

Nenhum comentário: