domingo, 8 de maio de 2011

Operação E.B.F.P

Em Busca do Fôlego Perdido!

Dei início a operação Em Busca do Fôlego Perdido a uma semana.
O nome é óbvio. Apaguei meu último cigarro ás 23:51hs do dia 01 de maio de 2011.
O nome, como se fosse um brado de guerra, tem que se encarado dessa forma, pois, para quem já foi fumante, ou ainda é, sabe as dificuldades de parar.

Já tinham me sugerido um monte de coisas: Chicletes e pastilhas anti-fumo, largar aos poucos, diminuindo o n° de cigarros por dia e etc. Nem tentei dessa forma, acreditava e acredito, que tinha que ser de uma vez, na paulada, parar e pronto!
Eu tinha me comprometido comigo mesmo com algumas datas, não contei a ninguém, para não criar expectativas nas pessoas que me amam. As outras datas não importam, pois não as cumpri, nem tentei, mas a data limite era 02 de maio de 2011. E dei início a essa "batalha" que estou disposto a vencer!!
Sim, cria-se expectativas nas pessoas, pois elas torcem por nós, e o cigarro, realmente só traz um "ilusório" prazer momentâneo.



Mas, quem disse que será fácil?! Meus amigos, como é terrível a crise de abstinência!! Tive todo tipo de sintoma: Dor de cabeça, tonturas, dor de barriga (desarranjo intestinal, deve ser nervoso pela falta de nicotina que o corpo tava acostumado), suadores, ansiedade em nível elevadissímo e irritação, muita irritação!!!
Também notei uma energia extra, que eu creditei ao nervosismo, estou muito pilhado, precisando fazer algo. Descobri que essa energia, essa agitação, aparece mesmo (Veja tabela de progressão abaixo):


Tente parar de fumar, sua saúde vai começar a melhorar logo após o ultimo cigarro...
Após 20 minutos 100%
A pressão sanguínea volta ao normal.
Após 8 horas 100%
Os níveis de nicotina e monóxido de carbono são reduzidos pela metade, o nível de oxigênio volta ao normal.
Após 24 horas 100%
O monóxido de carbono é eliminado do corpo. Os pulmões começam a limpar o muco e outras impurezas.
Após 48 horas 100%
Não há mais vestígio de nicotina no corpo. O alfato e o paladar ficam muito mais evidentes voltando ao normal. A chance de um ataque do coração lentamente começa a diminuir
Após 72 horas 100%
Respiração fica mais fácil. Tubos bronquiais começam a relaxar e você começa a ter mais energia.
Após 2-12 semanas 100%
Sistema circulatório melhora. Andar e correr fica muito mais fácil.
Após 3-9 meses 100%
Tosse, chiado e problemas respiratórios diminuem sensivelmente entre 3 e 9 meses após parar de fumar. A capacidade pulmonar aumenta em 10%.
Após 1 ano 100%
O risco de você ter alguma doença do coração agora é metade do risco que um fumante tem.
Após 2 anos 51%
A chance de você parar definitivamente aumenta muito mais após o segundo ano.
Após 5 anos 20%
Entre 5 e 15 anos após parar de fumar, o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) é reduzido ao nível de alguém que nunca fumou.
Após 10 anos(Estimativa) 10%
Risco de câncer de pulmão cai a metade do risco das pessoas que continuam fumando, quase o risco de alguem que nunca fumou.
Risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, rins e pâncreas diminui.
Risco de úlceras diminui
Após 15 anos
(Estimativa) 7%
Risco de doenças do coração agora é similar ao risco de alguém que nunca fumou.
Risco de morte associada ao fumo agora retorna quase ao nível de pessoas que nunca fumaram.





Mantive alguns hábitos que associava ao cigarro quase que instantaneamente: Cafezinho, cervejinha e etc. Não parei, não diminui esses hábitos, senti muita vontade sim, mas, resisti!! Posso tomar meu café, posso tomar minha cerveja com os amigos e tenho que ter força para resistir. Não saí de perto de amigos que fumam, nada disso; Acho que é besteira correr dessas coisas, basta cumprir minha palavra, comigo mesmo!

Terei que resistir as tentações! (Já tive até um churrasco surpresa do meu niver, como teste de fogo esse fds).
Não estou aqui sendo chato com quem continua a fumar, todos sabem que faz mal, mas garanto pessoal, é muito difícil tomar a decisão de realmente parar, e ficar falando para um fumante que ele deve parar, não adianta e nem ajuda em nada!!!
Bom, só espero mesmo conseguir e já de antemão peço a compreensão e desculpas as pessoas queridas que estão mais próximas de mim, que eu possa sem querer ter sido um pouco mais rude, estou realmente menos paciente e irritado, mas sei que isso vai passar; e o grande bem final dessa minha atitude valerá a pena!
Vou postando aqui, de vez em quando, minhas experiências de ex-fumante. A operação Em Busca do Fôlego Perdido, contempla uma série de outras ações na seqüencia! Pretendo contrariar o que dizem a maioria e não vou engordar! Apesar do olfato e paladar melhorarem!
E deixarei aqui no blog, um relógio/contador dessa minha batalha pessoal!!
Torçam por mim!!
Terei que ser um Jedi!! kkk. Que a força esteja comigo!

4 comentários:

Cássia disse...

Força!!!!

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz ao ler esse post.
Não vai se facil mesmo ,mais acredito na sua força de vontade. Tenha certeza que tem muitas pessoas perto e longe, que te ama e torçem muito por vc.

Acredito e torço por vc.

beijos

Siamesas disse...

Isso aí primo...

perseverança de um bom taurino...rs

beijos, força

ass: Miprinha

Ruiva disse...

Que a Força esteja com vc, Padawan.
Bjs