segunda-feira, 26 de novembro de 2007

São Paulo Mix Festival



Nesse final de semana, estive no São Paulo Mix Festival, fui levar minhas afilhadas que são a geração atuante do cenário rockeiro nacional e tive tb a compania de minha mana, minha comadre e prima mais o amiguinho de minhas afilhadas. (nossa agora me senti o próprio tio!rs).

A última vez que estive no Anhembi para ver um show, já se data de 1992, e era o “evento”! O Guns and roses vinha ao Brasil em plena época de sucesso estrondoso! Used Your Ilusion 1 e 2 tinham acabado de sair do forno e estavam arrebentado de tocar nas rádios! Para mim foi um dos melhores shows que vi (tirando o final não tão bom, quem tava lá lembra) e um dos que mais marcou minha adolescência. Claro que antes e também depois desse show vi centenas de outros: Iron, Metallica, Hollywoods Rocks, Monsters of Rocks, Barão, Capital, Helloween, Skid Row, Extreme,Nightwish entre tantos outros...

Mas, essa lembrança que levanto é apenas para fazer um comparativo com os tempos de hoje.Já que o local é o mesmo. Não, não estou querendo fazer um “choque” de gerações, nem que eu esteja me sentindo tão velho assim, mas é realmente outra época e é bem interessante perceber as sutis diferenças.

Segue comentários:
Bem, não importa a geração, rock é rock! Show de rock também. Aquela tradicional bagunça na entrada e atraso na abertura dos portões que estava previsto para as 13:00hs e acabou abrindo somente depois das 14:05hs (ainda não aprenderam a organizar grandes shows no Brasil), pessoal mais animadinho, outros menos animados, neguinho “calibrado” ou "calibrando" antes de entrar e depois que entrou, uns até nem chegariam a ver o inicio do show de tão "legais" que estavam! “Quase” tudo no mais tradicional evento rock and roll.

As bandas e os shows:

- O show começa com Cidade Negra por volta das 16:20hs, ainda estávamos entrando e conseguimos acompanhar o comecinho da apresentação. Apesar de ser show de rock, a proposta da rádio MIX é realmente fazer jus ao nome, misturando estilos. O Cidade faz um show limpo e correto, liderado pelo seu carismático vocalista/ator, sem muita empolgação para a maioria da galera pois ainda estavam entrando no Anhembi, mas um ótimo aquecimento. Os caras são músicos de primeira.

- Logo em seguida (óbvio, após um intervalo) entra o Strike, banda da nova geração que eu não conhecia. Animou a garotada, levantou mesmo o público, boa pegada e carisma, a galera tava com sede e energia acumuladas e corresponderam aos poucos mais de 40 minutos de show. Me pareceu uma banda de futuro.

- Pitty levantou a galera, sou um pouco suspeito para falar, pois sou fã dessa baiana arretada! Muitos dizem que ela é um pouco seca com o público e tal. Eu acho que ela tem o estilo dela. Não é mesmo chegada a bajular ou adular o público, talvez uma faceta sua, um misto de timidez que ela já afirmou ter em algumas entrevistas, ou então gosta de ir direto ao assunto, para mim não fez a menor diferença.Prefiro assim a bandas com falso carisma ou carisma forçado. Mas ninguém tem o que falar do show em si, a baiana arrebenta! A galera cantando junto todas músicas, ritmo alucinante, pulos e pulos. Confesso que adorei e me remeti a bons e velhos shows que já assisti na pista, pois fui no meio da galera por impulso para tentar ver mais de perto essa linda baiana, e ela é linda mesmo. O legal também foi ver a "molecada" fazendo um “bate cabeça” de responsa (principalmente em admirável chip novo), típico e tradicional, com muita energia, mas também com muito respeito, nego caiu, parou o bate cabeça até levantar. Show rápido como tinha que ser,com gosto de quero mais, devido ao excesso de bandas, mas não menos competente.

- Charlie Brow JR chegou ás 19:00hs, trouxe junto com eles um pouco de chuva no Anhembi.Bom, o que dizer do show do Charlie Brow? Putz...Antes, quero dizer que respeito essa banda pela retomada que deu no cenário pop/rock nacional. Depois deles que surgiram nos meados e finais dos anos 90 bandas do mesmo estilo ou parecidos como Detonautas, Tihuana, CPM e etc.Agora, verdade seja dita, que lixo de show! É impressionante como é arrogante esse Chorão. Coisas do tipo: "O Show ta bom mas ficou melhor agora" saídas da boca dele pegam mau pra cacete (quer dizer, tudo que passou antes de nós foi uma bosta?!). Essa nova geração gosta deles e não os critico por isso, mas eles precisam de uma boa dose de humildade. Sem contar que falou mais que cantou, de cada dez palavras, nove era Charlie Brow! Que coisa irritante! Show com muita presepada que não leva a nada, faltou falar "eu sei que vcs me amam porque eu me amo"! Se vc tirar os discursos manjados de Chorão, daria duas ou três músicas a serem cantadas. Resultado: Charlie Brow sem um pingo de respeito extrapolou o tempo de aprox. 40 minutos de todos para 1 hora e pouco de show! Show manjado e maçante.

- Agora era a vez do Natiruts, não posso a toda hora ficar comparando épocas se não eu to perdido. Jamais imaginei o reggae num show de rock, mas, como era um MIX vamos lá...Momento legalize já! A galera queimando nervosamente e nós de tabela!
Agora, momento inacreditável (pelo menos para mim)! O show até que passava, era um bom momento para descansar um pouco, um intervalo a mais..rsrs...Eu estava sentado no chão curtindo quase todo mundo pulando ao meu redor naquele estilo reggae, levantando uma perna por vez, sabe como é né? quando o vocalista do Natiruts (desculpe não sei o nome dele, juro) começa com um discurso contra o preconceito e tal, bonitas palavras até, mas começou a falar de Axé, que não devíamos ter preconceito e não sei o que...tá...até concordo e não tenho preconceitos com quem gosta de AXÉ...mas...AXÉ num show de "ROCK" ? Ele não vai fazer isso, pensei comigo...Percebi logo que estava enganado...Ele fez isso...De imediato lembrei dos meus shows assistidos, lembrei do Carlinhos Brow levando "copada" de água na cabeça por ter sido escalado na hora e no show errado e só imaginei: Esses caras são loucos, vão no minimo levar uma vaia daquelas(pois garrafas de todo tipo foram barradas na entrada, ponto para a organização) e sair correndo do palco. Minha surpresa...A galera "dessa geração" engoliu o AXÉ! Sem comentários...Não acreditei no que vi...Não que todos presentes adoraram o AXÉ, mas, nenhuma vaiazinha? Realmente as coisas mudaram!

- Bom, próximo show era minha esperança e expectativa, o Capital Inicial entra no palco e manda um recado sem dizer uma única palavra, podia ver a mensagem no ar: "Molecada, se preparem que agora vcs terão uma aula de show de rock!". E foi isso, primeiro a entrada triunfal com labaredas de fogo explodindo no palco! uma sequência arrebatadora!! Os gigantes bonecos infláveis que surgiram foram uma sacada que só a experiência de anos de estrada podiam trazer! A boneca Natasha mostrando a calcinha levantou a galera! O maluco do Dinho comandando como sempre, inventou que quem fizesse a maior pirâmide iria para o camarim da banda, resultado: um show no público também! Uma pirâmide maior que a outra! É isso aí! Carisma real é para poucos, não é possível criá-lo ou inventá-lo, ou vc tem ou não tem. A agitação do público era natural, intensa, real, nada forçado!
No final, com todo respeito e com a maturidade e experiência da estrada, Dinho agradeceu e emendou: Pessoal vamos prestigiar pois tem muita coisa boa ainda por vir!! Show de Humildade! Exemplo, na realidade, para as próximas bandas que estavam por vir e para certas outras que passaram por aqui. Não poderia esperar nada menos, mesmo que em pouco tempo, dessa que é uma das maiores bandas nacionais!

- Fresno,Nx Zero,CPM22,Tihuana - Por motivos alheios a minha vontade, infelizmente fomos embora antes dessas últimas bandas, mas eram com certeza as mais aguardadas pela moçada presente, principalmente o NX Zero e devem ter correspondido as expectativas.

Constatações:

. Duas modas se destacam: Os "emos" , a cada meio metro tinha um, ou com o cabelo tradicional, ou com gravata por cima da camiseta. Tava tentado lembrar se tinha algumda moda no final dos anos 80 e inicio do anos 90, só me lembro da onda "Grunge" mas muito bem acompanhada da turma de Seatlle! (Pear Jam, Nirvana, Alice in Chains e etc...). Mas o que reinava mesmo naquela época era vc vestir a camisa de sua banda, todo mundo vinha com sua banda preferida no peito, não importava o show...eu chamo de amor ao rock and roll, foi o que mais se aproximou de uma "moda" para poder fazer um paralelo, na real, era mais uma identificação de gostos musicais do que moda.
Adendo:
Isso sem contar que não estou falando só das bandas internacionais, pois para a maioria que vivenciou aquela época de ouro do rock nacional , jamais esquece alguns nomes. Nomes esses que muitos ainda estão na ativa: Barão Vermelho, Legião,Titãs,RPM,Engenheiros do Havaí,365, Violeta de Outono,Plebe Rude, Ira e tantos outros...

. Outra moda, a cueca!rsrs.. isso mesmo, de cada 10 jovens, pelo menos 7 ficam com a cueca a mostra, inclusive meninas com as não menos famosas cuecas femininas...Não acho nada sobre isso, apenas que é moda...e moda a gente não contesta, ou a segue ou não (eu não hein,rsrs).

. Falando em moda e em Emos, tb não lembro de uma "tribo" ou "galera" como queiram chamar, tão diferente das demais, explico: Lembro que tinham os heavy metals também conhecidos na época como headbangers que curtiam bandas de heavy e hard rock (que era o que mais eu ouvia), tinham os punks, os góticos, tinham a galera mais trash metal e a galera mais progressiva e assim vai, tudo que existia , existe e continuará a existir. Só tenho minhas dúvidas se esse movimento "EMOCORE" vai perdurar.

Diferente um pouco naqueles tempos; repito, era o som vindo de Seatle, com sotaque como os próprios americanos diziam, mas que pode muito bem se encaixar no Hard Rock.
Nada contra os EMOS hein...só estou fazendo um comparativo de épocas, apenas para comentar.

. A Galera de hoje ta se drogando muito, claro que sempre existiu o famoso baseadinho no meio de shows, mas essa moçada ta pegando pesado. Não tinha por onde escapar, a névoa de fumaça tava forte! Com o tempo e maturidade eles aprenderão (alguns não) que para curtir mesmo um show não é preciso estar "ligado" ou "bem louco", bastam sua cervejinha ou seu vinho básico e cutir de verdade o evento. Longe de mim querer dar lição de moral em alguém, é apenas um toque , vamo maneirar galera!

. Tem um monte de outros detalhes que se for citar, esse post vai ficar mais enorme do que já tá, mas tem uma constatação final que não posso deixar passar, essa uma constatação pessoal:

- Eu tinha umas dúvidas se gostava ou não, se gostava mais ou menos, pois ouvia uma ou outra música deles, na verdade, eu ouvia algumas canções e não tinha nada contra. Claro que to falando do Charlie Brow JR...depois desse show acabaram minhas dúvidas, realmente... NÃO GOSTO DESSA BANDA arrogante e intragável, pelo menos é o que me passou seu "líder".

E assim foi mais um show para meu currículo ...E um dos primeiros de muitos de minhas afilhadas que me convidaram e me levaram nesse MIX de aventuras! Agora no meu caso, to aguardando o muito bom e velho Iron Maiden no ano que vem...previsão para Março...mas nunca se sabe!

Valeu meninas...O Padrinho aqui ama vcs demais.

Robs - O padrinho do rock. rsrsrs



Galera agitando



Chuva????




Eu a levada da minha afilhada Karine.





Minha Afilhada n°1 (é a primeira,rs) e o padrinhho babão e bobão!




Apresentador da TV MIX, Caco,Sapo,Taco, com minhas meninas! Desculpe meninas não lembro o nome dele, Só sei que vcs o adoram e ele é muito gente fina!




Momento Titio Robs.




A Eterna organização brasileira de shows! Mas no fim (bem no fim...da fila claro,rs) deu tudo certo!



O Titio mais besta com a mana mais linda e doidinha!rs. Ao lado pequena colaboração do Jean na obra-prima da foto! Aliás, muito gente boa esse amiguinho das minhas meninas! Moleque responsa!



A Razão pela qual me aventurei. amo vcs!

Robs.

Nenhum comentário: