sexta-feira, 23 de maio de 2008

Esse mal chamado "inveja"

A inveja é o sentimento predominante dos incompetentes. Se você é uma pessoa invejosa, você é um incompetente. Parece crueldade, mas, infelizmente, é a realidade. Porém, isso não é o fim do mundo. Na verdade, perceber esse fato pode ser o começo de uma nova vida, uma vida mais feliz. Para tanto, você precisa eliminar o sentimento de inveja e dedicar seu tempo para desenvolver-se, utilizando sua mente para coisas mais produtivas e, assim, alcançar também o sucesso.

Primeiro, vejamos algumas das características dos invejosos.

Pessoas contaminadas com o sentimento negativo da inveja apenas conseguem sonhar imaginando-se na vida de outra pessoa que consideram de sucesso. Lógico que sempre negam esse fato. Criticam e enganam a si próprios para acalmar o ego ferido. Contudo, na verdade, querem mesmo é viver a vida de outra pessoa: aquela que mais invejam. Essa tentativa, obviamente destinada ao fracasso, faz com que sintam-se frustrados, inferiores. Vivem com o coração constantemente amargurado, infelizes e cheios de idéias negativas.

O invejoso tenta aliviar esses sentimentos
ruins através de soluções inadequadas, como ter uma atitude arrogante, fugir da realidade com bebida ou drogas, falar com desdém sobre o sucesso de outras pessoas, ser agressivo, e sempre planejar como prejudicar alguém: “se eu não posso ser como ele(a), eu quero que ele(a) se ferre!” O tempo passa, e ele nota que, apesar de seus esforços, o seu “alvo” está cada vez mais feliz e sorridente, enquanto ele, o invejoso, fica mais infeliz, pobre e solitário.
O que ele não percebe é que pessoas realmente de sucesso são felizes por uma razão bem diferente de bens materiais ou situação: elas são felizes porque, através do exercício de sentimentos positivos, já alcançaram um estágio espiritual superior.

A felicidade emana de dentro das pessoas de sucesso. A felicidade nunca vem de fora.Invejosos desperdiçam o seu tempo preocupando-se com a vida de outras pessoas ao invés de trabalhar para aperfeiçoar-se e progredir em direção ao seu próprio sucesso.




Invejosos têm atitude negativa. Isso, sem perceber, os leva a desenvolver uma forte má índole. Uma aura negra, que afasta as pessoas de bem e atrai coisas ruins, como acidentes, morte, doenças, dificuldades, desentendimentos, etc, para eles mesmos e para as pessoas mais próximas, como família e amigos. Em desespero, ficam depois lamentando-se e perguntando a Deus as razões do seu grande “azar”.

Se você é um invejoso, você deve estar pensando agora: “Mas como posso tirar da minha cabeça esse câncer chamado inveja?”

Pense na pessoa de que tem mais inveja. Perceba que você e essa pessoa são diferentes. Você não é nem melhor, nem pior do que ela. Apenas diferente. Concentre-se em aperfeiçoar-se e usar de modo positivo as suas próprias características. Ao invés de gastar seu tempo com planos negativos, veja a pessoa que você “invejava” com admiração, aprenda e torça para que ela tenha cada vez mais felicidade. Isso o fará sentir mais forte, mais capaz de seguir o seu próprio caminho. Isso certamente melhorará a sua auto-estima.

Lembre-se: enquanto você se concentrar em fazer o mal às pessoas, você se sentirá apenas como um verme, uma criatura inferior, um ser infeliz, atraindo tudo de ruim para você mesmo. Por outro lado, pensando e dedicando-se para o bem e a felicidade de outras pessoas, você se sentirá capaz, importante, superior e com o coração em paz. Você se sentirá feliz e estará caminhando na direção de ainda mais sucesso!

Finalmente, se você já tem sucesso hoje e lamenta a existência daqueles invejosos com seus esforços ferrenhos para prejudicá-lo, pense nos seguintes aspectos.

Observe que as pessoas que te invejam querem desesperadamente ser como você, mas não sabem como ou não têm a mesma competência para chegar onde você chegou. Mostre a eles o caminho real da felicidade.

Tenha pena delas. Tenha compaixão dessas pessoas. Lembre-se que a inveja delas faz parte do seu sucesso. É apenas um dos sinais de que você é uma pessoa que realmente brilha e irradia felicidade, irradia o sucesso. Sorria muito. Olhe para a frente, tenha idéias boas, sentimentos positivos, ajude as pessoas e continue a ser feliz!

Por: Marcos Pontes

Um comentário:

Ruiva disse...

Me "amarreime" muito!!
Obrigada pela visita.

Beijocas