segunda-feira, 6 de julho de 2009

Curiosidades astronômicas

Marte é avermelhado e por isso foi batizado com o nome do Deus romano da guerra. Nele está um dos maiores vulcões do Sistema Solar, o Monte Olimpo, com aproximadamente 26 km de altura e 600 km de diâmetro. Plutão é tão pequeno que oficialmente deixou de ser um planeta. Agora é considerado apenas um planeta anão.

Buracos negros são pontos no espaço com uma força de gravidade tão poderosa que atraem tudo à sua volta, inclusive a luz.

As distâncias no Universo são tão grandes que não se pode falar em metros ou kms, masem anos-luz. Por exemplo: Se uma estrela estivesse a 6 anos-luz da Terra, significa que a luz, que saísse daqui, levaria seis anos para atingir a estrela.

A temperatura na Lua varia muito: ela vai dos gélidos -184°C durante a noite, para escaldantes 214°C de dia.
Nos polos, a temperatura se mantém nos 96°C.

Quasares são corpos distantes bilhões de anos-luz da Terra e muito brilhantes, que emitem quantidade de energia tão intensa quanto emitem as galáxias.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Sua massa é 318 vezes maior que da Terra e o seu nome veio do líder dos deuses da mitologia romana.

O Universo é muito, mas muito velho.
Acredita-se que ele tenha começado a se formar uns 14 bilhões de anos atrás.


Você sabia que a cauda dos cometas sempre aponta na direção do Sol? Algumas podem chegar a 150 milhões de km de comprimento.

Estima-se que existam 100 bilhões de galáxias, cada uma delas conta com cem outros bilhões de estrelas. É possível que existam mais estrelas no Universo que grãos de areia em nosso planeta.
Mercúrio - nome do Deus romano dos viajantes - é o esquentadinho do Sistema Solar: é o planeta mais próximo do Sol e tem 1/3 do tamanho da Terra. Sua temperatura varia em extremos: entre 450°C e -170°C.

Visto da Terra, Vênus é o objeto celeste mais brilhante depois do Sol e da Lua. E, por causa do efeito estufa, é mais quente que Mercúrio, que está bem próximo do Sol.

As nebulosas são nuvens colossais - que podem ser milhões de vezes maiores que o Sistema Solar - formadas principalmente por hidrogênio. São consideradas berçarios por serem regiões em que nascem as estrelas.

Netuno foi batizado com o nome de Deus romano dos oceanos. Suas nuvens chegam a -214°C e são agitadas por ventos commais de mil km/h.

Você sabia que a Lua se afasta da Terra cerca de 3cm por ano?

Astronautas tomam banho apenas com uma esponja molhada quando estão no espaço.

Estrelas nascem e morrem. Aquelas a milhões de anos-luz daqui, vistas hoje por telescópio, podem já não existir, mesmo que sua luz continue viajando pelo espaço.

Numa das fases da vida da estrela, quando ela é grande e tem baixa temperatura, é chamada de gigante vermelha. Depois, quando perde camadas e vai se tornando mais quente e mais densa, chamam-na de anã branca.Em seguida, ela pode atingir um ponto crítico causando uma explosão que se conhece por supernova.

As estrelas que emitem um espectro de luz mais avermelhada são as mais frias, têm em torno de 3.000°C, e as azuladas são as mais quentes , em torno de 30.000°C.

Com o mesmo nome do Deus grego que representa o céu, Urano é quatro vezes maior que a Terra.Os cientistas acreditam que ventos de 700 km/h castiguem o planeta.

No universo, existem galáxias que colidem. É um processo que pode levar bilhões de anos, até que a maior devore a menor, formando uma só galáxia.

Nenhum comentário: