sábado, 8 de maio de 2010

O melhor dos Csis e o melhor CSI

CSI: Investigação Criminal (no Original CSI: Crime Scene Investigation, também conhecido como CSI e CSI: Crime Sob Investigação em Portugal), é uma série dramática muito popular do canal norte-americano CBS. A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas, designados CSI's (Crime Scene Investigators), desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.

A série, criada por Anthony E. Zuiker, estreou em Outubro de 2000 nos Estados Unidos e em Abril de 2001 no Brasil. Foram criados dois spin-offs da série: CSI: Miami e CSI: NY.
É a série dramática de maior sucesso nos Estados Unidos. Seus roteiros inteligentes e casos sensacionais fazem com que CSI seja para muitos a melhor série do gênero policial.

A abertura da décima temporada foi a mais cara da história da TV, custando cerca de 400 mil dólares.

Não é minha série favorita, mas como um bom viciado em seriados que sou, acompanho um pouco da série.
Seu sucesso não é a toa, as séries são realmente boas, o tema chama a atenção, apesar de toda fantasia e certo exagero, é óbvio que os EUA tem peritos e tecnologias de ponta!
Bom, quero aqui modestamente e no meu ponto de vista, analisar qual das 3 versões é melhor, e o que tem de melhor cada.

O primeiro ponto positivo das séries são seus temas de abertura! Vcs estão de brincadeira, The Who!! The Who é maravilhoso e fica difícil definir qual melhor canção, pois adoro as três.
Para chegar numa decisão final a isso e pontuar as séries, fiz a difícil tarefa de ouvir as sonzeras inteiras, mas uma coisa aqui fica definida logo de cara: O melhor dos Csis são seus temas de abertura!



Músicas

“Who are you?” – Magnifíco som de CSI Las Vegas, é um som mais cru, direto, com uma pegada hard incrível. A tradução “quem é você?” tem tudo a ver com quem procura saber: Quem é você que cometeu esse crime! Encaixe perfeito!

Já CSI Miami traz “Won't Get Fooled Again” – Como som, para mim esse é o melhor! Mais clássico, mais de 8 minutos de puro rock! Ah...a tradução : “Não seremos enganados novamente” . Nem preciso falar mais nada!

CSI Nova Iorque tem a não menos fantástica "Baba O'Riley" , som mais no estilo viagem, gostoso de se ouvir e fica em 2° lugar empatado com CSI Las Vegas. Apenas perde por a letra não ter muito a ver com o tema.

Bom, músicas a parte, vou eleger o melhor CSI (sem bases científicas, apenas minha opinião):


CSI Las Vegas:
É o Clássico, o primeiro. Por esse fato mesmo, se esforça para ser o mais “certinho”. As personagens da série são bem focadas nas investigações, usam e abusam de toda tecnologia disponível, explicam ao máximo o que está acontecendo, o que significa isso ou aquilo, e exageram um pouco, para série de TV fica muito técnico e em alguns episódios pode ficar maçante.
Os personagens não se envolvem muito, no tocante da amizade entre eles, existe um bloqueio, proposital da série, mas que para meu gosto em séries, faz falta.
Repito: Tem todos os méritos em ser o primeiro, em ser o clássico, não é ruim, aliás, é muito bom mesmo, mas não é o melhor.
Exibição: segunda - 21h00 - AXN
segunda, terça, quarta, quinta, sexta - 21h00 - Record
Reprise: domingo - 22h00 - AXN
Categoria:Drama/Ação/Aventura
1ª Exibição:04/04/200

CSI Nova Iorque:
O segundo spin-off de CSI estreou em Setembro de 2004 após derivar-se do episódio "MIA/NYC-Nonstop", de CSI: Miami que foi ao ar no final da segunda temporada. O episódio conta a viagem de Horatio Caine (CSI: Miami) a Nova Iorque em perseguição a um suspeito de homicídio que fugiu de Miami. O elenco original é composto por Gary Sinise (Mac Taylor), Melina Kanakaredes (Stella Bonasera), Carmine Giovinazzo (Danny Messer), Vanessa Ferlito (Aiden Burn), Hill Harper (Dr. Sheldon Hawkes) e Eddie Cahill (Det. Donald "Don" Flack Jr.).
Com um clima muito mais sombrio que os seus antecessores, é bem mais sangrento que a versão de Miami. Foi filmado com uma luz azulada até a segunda temporada, quando o presidente da CBS decidiu tornar o show "menos frio". Possui também um maior teor dramático que conta com a história do líder CSI, Mac, que perdeu a esposa no ataque terrorista às Torres Gémeas de Nova Iorque, no dia 11 de Setembro de 2001.


É o mais fraco! Falta ritmo, falta carisma, falta história! CSI Nova Iorque foi o terceiro, acho que os produtores confiaram tanto na formula que deu certo no Las Vegas e Miami que não suportaram a idéia de não fazer um sobre uma das maiores metrópoles do planeta! Claro, nós sabemos que Nova Iorque tem ótimos peritos, mas na tela, não rolou e ficou repetitivo demais, sem muitas novidades para quem acompanha e gosta das suas sucessoras.
Exibição: quinta - 21h00 - AXN
segunda - 00h00 - Record
Reprise: segunda, terça, quarta, quinta, sexta - 08h00 - AXN
quinta - 15h00 - AXN
domingo - 00h00 - AXN
domingo - 05h00 - AXN
Categoria:Drama
1ª Exibição nos EUA:04/11/2004

O campeão!
CSI Miami:
Após o grande sucesso da série original, uma segunda série nos mesmos formatos de CSI foi criada. Surgiu então a série CSI: Miami, que teve o seu primeiro episódio derivado do episódio "Cross-Jurisdictions" da série original, ocorrido no fim da sua segunda temporada e que foi ao ar a 9 de Maio de 2002. Neste episódio, os CSI's Warrick e Catherine vão a Miami ajudar os CSI's locais a resolver o assassinato do ex-chefe de polícia de Las Vegas, que foi encontrado morto após uma festa na sua residência em Las Vegas. Sua filha de 7 anos e sua esposa, porém, foram levadas para Miami.
A partir daí a equipe de Horatio Caine (David Caruso), Calleigh Duquesne (Emily Procter), Eric Delko (Adam Rodriguez), Alex Woods (Khandi Alexander) e Tim Speedle (Rory Cochrane) continuaram a série cuidando de casos misteriosos e muitas vezes inexplicáveis na ensolarada cidade de Miami. Ao longo da série ocorreram algumas mudanças de elenco com a saída de Kim Delaney e a entrada de Sofia Milos (Yelina Salas). Na terceira temporada o personagem de Rory Cochrane foi morto em um tiroteio e foi substituído por Jonathan Togo (Ryan Wolfe). Apesar dessas mudanças no elenco, a fórmula original da série não mudou. Os episódios geralmente apresentam um caso apenas e contém muito mais acção que o CSI original.


Para mim, o melhor sem sombra de dúvidas!!
Acredito que os produtores devem ter pensado: Que tal mais um pouco de ação?! E bingo, vamos para Miami!!
Não somente pelas praias, mulherada de biquíni e lindas paisagens! CSI Miami tem muitos diferenciais, a começar pelo seu líder Horatio Caine! David Caruso, não muito reconhecido em matérias de grandes filmes em Hollywood, mas que dá uma veracidade ao personagem impressionante!! Vc acredita no cara! Ele tem carisma!

Outro ponto, a união e amizade do grupo de investigadores!! Aqui sim, tem! Para mim, com fã de seriados, isso pesa muito! Tem um “Q” de Cold Case em CSI Miami, guardada as devidas proporções!
Tecnologia? Sim, tem muita também, mas acredito ser mais na medida certa. CSI Miami investe Tb em investigações paralelas, casos pessoais dos agentes, deixando a série mais dinâmica e nem um pouco maçante!! Sem contar que o filme tem uma fotografia mais clara (Até quase óbvio, por tratar-se de Miami), mostrando que não precisa ser tão escuro e tenebroso como Las Vegas e nem tão sangrento quanto o NY. vc fica (eu pelo menos fico) mais preso e curioso para descobrir o final de cada episódio.
O melhor dos três realmente!!


Exibição: quarta - 21h00 - AXN
terça - 23h45 - Record
Reprise: terça, quarta, segunda, quinta, sexta - 20h00 - AXN
quarta - 15h00 - AXN
segunda - 00h00 - AXN
Categoria:Ação/Aventura/Suspense
1ª Exibição nos EUA:08/11/2002

Em resumo, CSI é uma grande série, para quem curte seriados, vale a pena ver! Se é que vc ainda não viu, nem sequer um episódio! Acho difícil pelo sucesso estrondoso!
Fiquem a vontade para comentar, mais para frente vou falar sobre outras séries que adoro, já está na ponta do lápis (ou do teclado): Truee Blood e Big Love.
Abraços...
Robs




================================================

Essa matéria lembra e vale a pena rever:





Conheça Heroes

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo tudo bem por aqui, espero que com vc tb.
Uauuu, adorei essa matéria, sou viciada em seriado, vc sempre é d+.
Quanto o texto que vc gostou a primeira parte é de Mário Quintana.
Bjs Piletados...