quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Google prepara revolução no Orkut

Google prepara revolução no Orkut

Nas últimas semanas, na surdina, o Orkut está passando por diversas mudanças. Algumas mais simples, como um blog para contar as novidades do site, o Stay Beautiful (que nome). Outras são mais radicais, como a busca por tópicos e o sistema para cadastrar feeds e galerias de imagens.
Na verdade, especialistas dizem que o Google está bastante atrasado na área de comunidades sociais. Já existem ferramentas muito mais avançadas, como o My Space, Facebook, Multiply, entre outras. Mas você sabe como é o Google. Vem uma possível revolução por aí.
Um novo Orkut
A empresa investe pesado num projeto da Universidade de Interação Homem-Computador de Carnegie Mellon. O nome dele é Socialstream. O objetivo dos pesquisadores e desenvolvedores, segundo eles mesmos, é nada menos que “repensar e reinventar as comunidades sociais on-line”.
Basicamente, a idéia é ser uma espécie de iPhone das redes sociais. Ou seja: juntar as ferramentas mais populares num só lugar e inovar a maneira pela qual os usuários vão lidar com elas (ou seja, a interface). O objetivo é facilitar a experiência do usuário.
Pesquisando fora da internet
Os pesquisadores dizem que o Socialstream é “direcionado a melhorar o Orkut e não só redesenhar sua aparência”. Mas melhorar pra quem? O principal público alvo das mudanças é o adolescente. Ou melhor, como diz o site oficial do projeto, pessoas com menos de 20 anos de idade.
Para entender melhor suas necessidades e comportamentos, os desenvolvedores estão pesquisando comunidades sociais fora da internet. Estão investigando a vida além dos computadores, as fofocas, as trocas de informação, entre outras relações complicadíssimas e difíceis de mapear.
O projeto ainda está em andamento e não há notícia de um prazo para ser entregue. Mas, acima, já dá pra ver um exemplo de como poderá ser a cara da ferramenta. No site, há descrições das ferramentas que serão utilizadas, como gerenciador de contatos, agregador de posts de blogs, timelines, compartilhamento de arquivo, instant messenger, entre outras.

Nenhum comentário: