sábado, 11 de agosto de 2007

O Novo Corsa em versão picante

Chamado de OPC ou VXR, conforme o mercado, o esportivo da linha européia chega com motor 1,6 turbo de 192cv.

As siglas OPC (Opel Performace Center) na maior parte da Europa e VXR no Reino Unido já são conhecidas pelos entusiastas: elas identificam as versões “quentes” da alemã Opel e da britânica Vauxhall, na ordem. Os braços europeus da General Motors. Com a chegada do Corsa de quarta geração no Salão de Londres do ano passado, aparece agora sua variação mais picante. A estréia ocorre em março no evento de Genebra.

O Corsa OPC ou VXR baseia-se no novo motor 1,6-litro com turbo lançado na Meriva OPC, só que com potência ainda maior: de 180 cv passa a 192 cv, um dos valores mais altos na categoria que inclui pequenas feras como Clio Renault Sport 197, VW Polo GTI, Ford Fiesta ST e Peugeot 207 GT. Com torque de 23,4 m.kgf que passa a 26,5 por instantes durante a sobrepressão do turbo o carrinho acelera de 0 a 100km/h em 7,2 segundos e atinge 225 km/h, informa o fabricante.

O câmbio é manual de seis marchas e o chassi foi extensamente revisto, o que inclui testes do famoso Nordschleife do circuito alemão de Nurburging. Eixo traseiro, molas, amortecedores e estabilizadores são próprios e a altura de rodagem diminui 10 mm. O controle de estabilidade que pode ser desativado tem nova calibração.

A decoração externa e interna segue o estilo habitual das séries OPC e VXR a começar pelo destaque as cores azul e vermelha, na ordem. Pára-choques, saias laterais, defletor de teto, retrovisores e a saída de escapamento triangular, no centro, conferem um ar mais esportivo ao Corsa de três portas.
As rodas de série têm 17 pol e pneus 215/45, mas há opção pelas de 18 pol com pneus 225. Por dentro, os bancos dianteiros Recaro são bem envolventes e trazem bolsas infláveis laterais, uma primazia neste tipo de banco. Um esportivo volante com a base achatada, instrumentos com nova aparência e pedais de alumínio compõem o conjunto.

Resta saber se chega e quando aqui no Brasil.




Um comentário:

Cássia BTS disse...

vou sonhar com esse carro..rs